Apresentação 

Confria aqui a ementa do novo curso a ser lançado pelo Programa.

 

Escolas Baseada na Natureza (EbN)
 
 

Público-alvo: Professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) do Ensino Fundamental anos iniciais e demais educadoras(es) interessadas(os) na Educação baseada na Natureza (EbN) como teoria e prática norteadora para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Formato: À distância autoinstrucional e assíncrono com tutoria e certificação de 40H.
 

Objetivo Geral: Fortalecer o conhecimento e desenvolver habilidades interdisciplinares por meio da Educação baseada na Natureza, estimulando a consciência crítica e práticas educativas que (re)construam o senso de pertencimento, vínculo com a natureza e enfrentamento dos desafios socioambientais.
 

Objetivos Específicos:  

  • Compreender EbN como um campo interdisciplinar explorando seu conceito, dimensões e como dialoga com Educação Ambiental e Educação Integral como caminhos norteadores da práxis;

  • (Re)construir o senso de pertencimento e vínculo com a natureza, por meio do “aprender com a - e na - natureza”;

  • Compreender a crise climática, seus impactos na educação, na vida dos estudantes, o papel da EbN e dos educadores neste cenário;

  • Explorar desafios e possibilidades do ambiente escolar para resiliência climática, por meio de práticas criativas e articulações estratégicas; 

  • Retomar os principais conceitos abordados nas aulas anteriores com coragem e ousadia aplicada a EbN + atividade final.

Duração: junho a outubro.

 

Estrutura


Aula 1: Educação baseada na Natureza

A relação entre educação e meio ambiente como um caminho fundamental para reconexão dos estudantes com a natureza.

  • EbN: O que é? (Currículo, espaço escolar, território e cidade).

  • EbN: De onde surge? (A partir dos conceitos, história e marcos legais da Educação Ambiental e da Educação Integral e da necessidade de adaptação das escolas ao cenário atual - emergências climáticas).

Aula 2: Aprender com a - e na Natureza

  • Qual a presença da natureza hoje na vida dos estudantes? No seu território e na sua cidade?

  • Por que desemparedar os estudantes? A natureza como direito e sua importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural.

  • O que os saberes tradicionais (afro-indígenas) nos ensinam sobre a integração da natureza? A partir disso, qual é o papel do educador(a) na reconexão dos estudantes com natureza?

Aula 3: Os impactos da Crise Climática na educação

  • Conceito de Crise Climática.

  • Impactos na educação e na vida dos estudantes.

  • Como podemos contribuir para o alcance da ODS 13? Explorando metodologias ativas de aprendizagens com base na EbN.

  • Sobre a COP 30 e seu impacto global.

Aula 4: Repensar os espaços escolares a partir da EbN

  • Realidades das escolas no Brasil.

  • Soluções baseadas na Natureza: Como escolas urbanas, com espaço reduzido ou totalmente concretado podem integrar a natureza no cotidiano escolar? Se a escola já dispõe de espaços naturais, como podemos potencializar?

  • Além dos muros da escola: como a articulação entre o território educativo, o poder público municipal, as OSCs, OSCIPs e as empresas privadas podem construir parcerias intersetoriais para viabilizar a transformação do espaço escolar em ambientes naturalizados?

Aula 5: Retomando e Impulsionando

  • Revisite os principais conceitos abordados nas aulas anteriores.

  • Coragem e ousadia (Paulo Freire) aplicada ao ensino.

  • Atividade final - Conclusão do curso: Elabore um registro escrito e/ou audiovisual sobre uma ação ou projeto relacionado à Educação baseada na Natureza que você já desenvolveu ou pretende desenvolver em sua escola. Destaque, em especial, os objetivos, a metodologia, os impactos esperados ou alcançados.