Notícias

Vencedores do Prêmio EbN reúnem-se com equipe do Programa

Na última semana, o Programa Escolas baseadas na Natureza reuniu pessoas educadoras representantes dos projetos vencedores do Prêmio EbN 2025 em um encontro especial com representantes da Motiva, Instituto Crescer e Instituto Alana. As cinco iniciativas premiadas foram apresentadas por pessoas professoras e gestoras escolares, que compartilharam como surgiram suas ideias, a construção dos projetos e os caminhos percorridos até o reconhecimento nacional.

Os projetos vencedores foram:

“Aprender com a Terra, Cultivar o Futuro” – Escola Municipal da Floresta, Paracambi (RJ)
“Raízes e Rios: Reconectando Infâncias e Territórios” – Escola Municipal Enock Amaral, Lauro de Freitas (BA)
“Pátio Vivo da Ernestina: Semeando Futuros, Colhendo Saberes” – Escola I. Profª Ernestina Pereira Martins, Paulo Lopes (SC)
“Salas Abertas: Reconectar com a Natureza” – E.M. do Campo Profª Andréa Ferraz de Oliveira, Itararé (SP)
“Entre Águas e Aprendizagens: Transformando a Minha Comunidade” – E.M.R.E.I. Polo Paraguai Mirim e Extensões, Corumbá (MS)

Para as educadoras e educadores, a experiência de criar e desenvolver os projetos foi marcada por emoção, criatividade e dedicação. “Muitas das nossas crianças cresceram em contextos de pouco contato com a natureza, cercadas por muros e limitações. Com os projetos, teremos a oportunidade de vê-las descobrir o mundo ao ar livre e isso será a maior recompensa do nosso trabalho”, contou uma das professoras. Elas relataram como cada iniciativa nasceu de olhares atentos às necessidades dos estudantes, da coragem de enfrentar desafios diários e da dedicação em levar aprendizagem para além da sala de aula, aproximando famílias e fortalecendo a comunidade.

Durante o encontro, o Instituto Crescer e o Instituto Alana apresentaram o cronograma de execução dos projetos, detalhando os próximos passos, acompanhamento técnico e suporte necessário para a implementação das iniciativas. Reforçaram a importância da colaboração entre escolas e comunidade para garantir que os objetivos pedagógicos e sociais sejam alcançados com sucesso.

O Prêmio EbN, que oferece R$100 mil em benfeitorias e mentorias, representa um impulso para fortalecer práticas inovadoras de ensino e gerar impacto direto nas comunidades. Como destaca Itamara Soalheiro, coordenadora de projetos do Instituto Crescer: “Este prêmio fortalece comunidades escolares de diferentes territórios brasileiros e inspira novos projetos que desejam que as crianças brinquem e aprendam com e na natureza".