Notícias

Programação do Mês da Consciência Negra

O Instituto Motiva, por meio do seu Instituto, é o principal patrocinador do Museu da Língua Portuguesa, garantindo a manutenção do espaço, a realização de suas atividades culturais e, especialmente, o acesso gratuito aos visitantes aos sábados. Esse apoio torna o museu uma ótima opção para quem deseja conhecer a história e a riqueza da língua portuguesa.
 
Mês da Consciência Negra
O Núcleo Educativo prepara as visitas especiais Joias de Crioula (dia 29, às 13h) e Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo (dias 15, às 11h; e 22, às 15h). A primeira, pela exposição principal, destaca as representações de mulheres dos séculos 18 e 19 e as suas formas de resistência por meio de símbolos que carregavam, entre eles as próprias joias de crioula. A segunda passa pelo prédio da Estação da Luz, sede do Museu, e aborda a participação da mão de obra negra na construção civil na capital paulista, em especial no bairro da Luz.  

O Sarau no Museu, no dia 29 de novembro (sábado), às 17h, receberá a Roda de Poemas: Semba de Griottes com as escritoras Esmeralda Ribeiro, coordenadora do Quilombhoje, e Miriam Alves, autora de livros como Maréia e Bará: na trilha do vento, além das convidadas Mel Duarte, Matriarcak e Deusa Poetisa. O microfone, claro, ficará aberto para quem quiser participar.  

Na Estação Famílias, aos domingos, das 13h às 14h30, haverá atividades com os livros Da Minha Janela, de Otávio Júnior (dia 9), O Mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira (dia 16), e De passinho em passinho: Um livro para dançar e sonhar, de Otávio Júnior (dia 23), todos com protagonistas negros. A ação, que engloba ainda uma oficina lúdica, é voltada para as crianças e suas famílias.  

Dia gratuito: todos os sábados.

Como chegar: a melhor forma de chegar é utilizando o metrô Linha 4-Amarela, descendo na Estação Luz, que fica integrada ao museu.
Praça da Luz, s/nº Centro, São Paulo - SP

Para mais informações, acesse aqui.