Notícias

Prêmio EbN | Encontro presencial com vencedoras em SP

As educadoras representantes dos projetos ganhadores do Prêmio EbN participaram de um encontro especial em São Paulo com parte da equipe do Programa, em um momento de troca, inspiração e reconhecimento pelo trabalho realizado nas escolas. Durante o último dia da série de eventos promovida pela Motiva, com o tema Impacto, Sandra Peres, anunciada como embaixadora do Programa, chamou ao palco as professoras vencedoras para receberem simbolicamente as placas que serão afixadas em suas escolas. 

A professora da Escola Municipal da Floresta, em Paracambi (RJ), representou as vencedoras e compartilhou um pouco sobre o impacto do programa em sua escola, ressaltando os sonhos, desafios e experiências das equipes premiadas.

Em um momento posterior, à tarde, as professoras tiveram seu primeiro encontro presencial com a equipe de arquitetura, criando croquis das escolas e explorando visualmente os espaços. Essa atividade permitiu projetar ações alinhadas aos desejos de cada instituição e aos objetivos de cada projeto.

Entre os projetos premiados:

  • E.M.R.E.I. Polo Paraguai Mirim (Corumbá, MS) – “Entre Águas e Aprendizagens: transformando a minha comunidade”.
     

  • E.M. do Campo Profª Andréa Ferraz de Oliveira (Itararé, SP) – “Salas Abertas: Reconectar com a Natureza”.
     

  • Escola Municipal Enock Amaral (Lauro de Freitas, BA) – “Raízes e Rios: Reconectando Infâncias e territórios”.
     

  • Escola Municipal da Floresta (Paracambi, RJ) – “Aprender com a Terra, Cultivar o Futuro”.
     

  • Escola Profª Ernestina Pereira Martins (Paulo Lopes, SC) – “Pátio Vivo da Ernestina: Semeando Futuro, Colhendo Saberes”.


Os projetos pretendem implantar pátios e parques naturalizados, hortas, jardins sensoriais, áreas de convivência, laboratórios vivos ao ar livre, espaços de permacultura e viveiros educativos.

O encontro reforçou a importância de valorizar e apoiar iniciativas que transformam escolas em espaços mais acolhedores, sustentáveis e conectados com a comunidade. Para as professoras, foi também uma oportunidade de fortalecer conexões, trocar experiências e inspirar novas ações em suas escolas.

Clique na foto e veja a galeria do encontro.