Notícias

Museu do Amanhã lança Caderno de Finanças Climáticas para construir um futuro sustentável

Em 2025, o Museu do Amanhã celebrou seus 10 anos de existência, consolidando-se como um dos principais centros de inovação e reflexão sobre os desafios do nosso tempo. Localizado no Rio de Janeiro, o museu não só promove a ciência, mas também inspira a ação para construir futuros melhores e mais sustentáveis. E, em uma parceria estratégica com o Instituto Clima e Sociedade, o museu agora dá mais um passo importante para fomentar o debate sobre um tema essencial para o futuro de todos: as finanças climáticas.

O Caderno de Finanças Climáticas do Amanhã surge como uma ferramenta essencial para democratizar o entendimento sobre como a economia global está sendo impactada pelas mudanças climáticas e quais ações podem ser tomadas para financiar um futuro sustentável. O documento tem como objetivo ampliar o diálogo sobre o impacto financeiro da crise climática, um tema que ainda está distante da maior parte da sociedade, mas que precisa ser amplamente discutido para que possamos construir um futuro mais justo e sustentável.

Com o lançamento do Caderno, o Museu do Amanhã pretende não apenas educar, mas também formar líderes que irão contribuir para o fortalecimento do campo das finanças climáticas, com foco em soluções que tornem os investimentos mais eficientes para enfrentar os desafios ambientais que o planeta enfrenta.

Por que as Finanças Climáticas são importantes?

As finanças climáticas são essenciais para combater as mudanças climáticas e mitigar seus efeitos. Elas envolvem os recursos necessários para promover a transição para uma economia de baixo carbono, investir em tecnologias limpas e apoiar os países mais vulneráveis às mudanças no clima. Embora o debate sobre o tema tenha avançado em alguns círculos, ele ainda precisa ser amplamente disseminado para alcançar todas as camadas da sociedade, especialmente aquelas que poderão se beneficiar diretamente de ações de adaptação e mitigação.

O caderno está disponível para leitura gratuita e pode ser acessado aqui.

Para mais informações sobre o projeto e outras iniciativas do Museu do Amanhã, acesse a página dedicada ao tema aqui.