O Museu do Amanhã e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram uma importante parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para criar a Cátedra UNESCO em "Bem-Estar Planetário e Antecipação Regenerativa". Esta é a primeira Cátedra UNESCO hospedada por um museu, consolidando o compromisso de ambas as instituições com o desenvolvimento de práticas inovadoras para o futuro sustentável do planeta.
A Cátedra tem como premissa a ideia de que, para alcançar o bem-estar planetário, é fundamental promover uma regeneração nos laços que conectam o ser humano ao mundo, aos outros e a si mesmo. Com isso, a Cátedra busca criar condições para que os seres humanos possam acessar e compreender coletivamente diferentes futuros possíveis, com base em práticas regenerativas e de antecipação.
O que é a Alfabetização em Futuros?
No coração da Cátedra UNESCO de Alfabetização em Futuros (AF) está a habilidade de imaginar e projetar futuros diversos. Assim como a alfabetização tradicional, a alfabetização em futuros é uma competência que pode ser aprendida por todos e está ao alcance de qualquer pessoa. A AF é uma prática que envolve a capacidade de explorar, compreender e imaginar cenários futuros, preparando os indivíduos para tomar decisões conscientes e informadas sobre o que está por vir.
Com base nesse conceito, a UNESCO propõe uma abordagem pragmática para a Alfabetização em Futuros, que inclui métodos de aprendizagem orientados por problemas. A ideia é envolver os participantes em processos colaborativos e integrados, onde possam aplicar seus conhecimentos para encontrar soluções criativas para os desafios globais e individuais que o futuro apresenta.
Guia de Planejamento e Facilitação de Laboratórios de Alfabetização dos Futuros
Como parte dessa iniciativa, a UNESCO compartilha o Guia de Planejamento e Facilitação de Laboratórios de Alfabetização dos Futuros. Este documento é uma ferramenta prática para guiar o processo de aprendizado, promovendo a colaboração, o pensamento criativo e a antecipação de futuros possíveis. Os laboratórios têm como objetivo criar espaços de diálogo e reflexão, onde os participantes possam experimentar o processo de alfabetização em futuros de maneira prática e significativa.
O Guia propõe que todos, independentemente de sua formação ou experiência, possam se engajar no aprendizado sobre futuros possíveis e aprender a visualizar, entender e moldar os caminhos a serem seguidos. Essa abordagem democrática e inclusiva visa a construção de um futuro coletivo, no qual todos tenham voz e participação.
Saiba mais aqui
Acesse o site oficial aqui
Essa parceria entre o Museu do Amanhã, a UFRJ e a UNESCO é uma grande oportunidade para a reflexão sobre como podemos nos preparar para um futuro mais sustentável e regenerativo. A Alfabetização em Futuros é um passo essencial para criarmos uma sociedade mais consciente, colaborativa e capaz de imaginar novas possibilidades para o bem-estar planetário.