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Estudantes de Recife utilizam material pedagógico do Programa

O Programa Escolas baseadas na Natureza (EbN) recebeu da Rede Popular ARATU um depoimento inspirador sobre como os materiais temáticos têm sido utilizados para fortalecer práticas pedagógicas transformadoras.

Em Recife (PE), a rede realizou a Conferência dos Estudantes Protagonistas (CEP) com cerca de 150 jovens do ensino médio da EREM Aníbal Fernandes, adaptando o material Futuros Possíveis à realidade da escola.

O objetivo central foi estimular o protagonismo estudantil, convidando os jovens a identificar desafios do cotidiano escolar e propor Soluções Baseadas na Natureza (SbN) que tornem a escola mais conectada à natureza, sustentável, inclusiva e significativa.

Desafio: 

Muitos estudantes se sentem distantes dos processos de decisão dentro da escola e, ao mesmo tempo, convivem diariamente com problemas estruturais e socioambientais que impactam sua rotina. O desafio era criar um espaço em que os jovens pudessem ser ouvidos, refletir criticamente sobre o ambiente escolar e experimentar-se como agentes de transformação.

Estratégia:

A ação foi estruturada em três momentos principais:

Integração Cultural e Afetiva
- Roda de coco em torno de uma árvore, unindo respiração consciente, música e expressão coletiva;
- Criação de um clima de confiança, pertencimento e abertura.

Formação e Inspiração
- Palestra sobre protagonismo estudantil (conceito, habilidades e múltiplas formas de exercê-lo);
- Dinâmica Painel Vivo com premiação (camisas do projeto Ecomangue);
- Apresentação do conceito de SbN com exemplos práticos acessíveis.

Conferência dos Estudantes Protagonistas (CEP)
- Divisão em 5 grupos de estudantes, acompanhados por professores(as)-tutores(as);
- Cada grupo registrou um “retrato da escola” por meio da fotografia, identificando pontos de inquietação;
- A partir disso, construíram planos de ação com base em três perguntas norteadoras: (o que será feito, quem participa e quais recursos sãos necessários).

Resultados:

- 150 estudantes participantes (todo o ensino médio da escola);
- 5 planos de ação co-criados, com foco em sustentabilidade e melhoria dos espaços escolares;
- Produção de registros visuais (antes/depois), incluindo a simulação do espaço idealizado por um dos grupos, inspirando os jovens a acreditar na transformação coletiva;
- Envolvimento afetivo: a diretora emocionou-se com o momento cultural de abertura, reforçando a potência do protagonismo estudantil.

Impacto e Aprendizados:

O protagonismo foi vivenciado de forma concreta e colaborativa, mostrando aos jovens que suas ideias têm valor e podem se transformar em planos de ação reais. A combinação entre cultura popular, práticas educativas e SbN ampliou o engajamento e fortaleceu o vínculo dos estudantes com a escola. O processo revelou que a escuta ativa e o reconhecimento dos sonhos dos estudantes são ferramentas poderosas para inspirar mudanças sustentáveis.

Essa vivência em Recife reforça a essência do Programa Escolas baseadas na Natureza: cada material é criado com cuidado, pensando em quem vai utilizá-lo dentro da escola, nos sonhos dos estudantes e na força das(os) educadoras(es). Quando chega às mãos da comunidade escolar, ele deixa de ser apenas um recurso pedagógico e se transforma em possibilidade de encontro, de escuta e de ação coletiva. O impacto vai além das atividades propostas: fortalece vínculos, desperta a confiança dos jovens em sua própria potência e inspira caminhos para uma educação transformadora.

Clique na foto e confira a galeria de imagens desse encontro.